terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Fotografia Antiga - a minha colecção

Para quem já segue o meu outro blogue, aRT alonG the aGes, sejam bem vindos aqui a esta "extensão". Para quem chega aqui directamente e esteja interessado em mais do que fotografia, fica o convite para visitar o outro blogue, dedicado a tudo e mais qualquer coisa que esteja ligada à cultura e lazer, à Arte em especial, e àquilo que vou acompanhando.
Voltando aqui ao "anTiqUE phoTO ColleCTion", este blogue será dedicado, em especial, às fotografias antigas que vou adquirindo para a minha colecção. Este gosto nasce numa visita a Buenos Aires em 2007, onde os antiquários nascem em cada esquina e de repente vi muito acessível este universo. Também graças a Buenos Aires e à grande variedade de material disponível, decidi centrar a minha colecção na temática "infância", visto ter encontrado uma série de "categorias" por onde escolher e o melhor para iniciar a colecção seria optar por uma delas. Não quer dizer que não compre outro tipo de imagem se tal se proporcionar e o exemplar reunir condições que me despertem o interesse. Como dou aulas de fotografia, tenho também adquirido alguns exemplares fora desta temática para apresentação em aula. Essas também passarão por aqui. Vou tentar "postar" as imagens com o maior número possível de informação que possa ter sobre ela, nem que seja apenas o local e data de aquisição. Outra motivação para publicar as imagens aqui é a de eventualmente alguém se reconhecer ou reconhecer um amigo ou familiar. Nunca sei (nem me interessa saber) como estas imagens acabaram por parar na mão de um antiquário, mas ao passarem para as minhas quero tornar possível a sua reabilitação, eventualmente mudando a função principal destes objectos, o de perpetuar na memória imagens familiares, para uma outra, que acaba por ser um registo de época, de momentos que nos são estranhos, mas que contam uma estória e que pertencem elas também à história da fotografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário